sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mudando de assunto: o que é um terroir?

Estava ontem na adega de um supermercado enquanto duas pessoas discutiam sobre o que era o chamado terroir. Cada uma disse uma coisa e, por fim, ninguém disse nada. 
É muito comum a discussão sobre o termo terroir, até porque é uma das expressões mais faladas do mundo do vinho.
Sem enrolação, terroir pode ser entendido como o conjunto de "informações" recebidas pela uva quando da sua plantação. Nesse conjunto  consideremos o solo, a temperatura, a incidência solar, a chuva, a drenagem, o relevo, a fauna, a flora, os ventos e, logicamente, o homem. Ou seja, é a porção de terra, com suas características, que conferem a seus vinhos sua personalidade.
É, justamente, por causa do terroir que temos a mesma uva fornecendo-nos vinhos tão diferentes. E não se faz necessário que sejam plantadas em locais distantes um do outro. Podem estar no mesmo solo e produzirem vinhos diferentes, ainda que com a mesma uva. Basta, por exemplo, que certa parte da videira esteja sob uma maior incidencia solar.
Ainda bem que existe o terroir, pois sem ele o mundo das uvas seria muito chato. Bastaria apenas algumas garrafas e já teriamos vivido todas as experiências proporcionadas por um bom vinho.

Nenhum comentário: