segunda-feira, 9 de março de 2009

Prisão arbitrária de advogado leva a afastamento de delegado no Piauí

O presidente da Comissão Nacional de Legislação e conselheiro federal da OAB pelo estado do Piauí, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, anunciou hoje (09), durante sessão plenária da entidade, que o delegado da Central de Flagrantes de Teresina (PI), Paulo César, que prendeu na noite de sábado o advogado Marcelo Pio, foi afastado na manhã de hoje pela Secretaria de Segurança. O caso gerou polêmica e uma crise entre a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PI) e a Segurança do estado do Piaui.

A polêmica prisão de um advogado na noite de sábado reativou uma crise entre a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) e a Secretaria de Segurança do Estado. O advogado Marcelo Pio alega que foi agredido pelo delegado da Central de Flagrantes, Paulo César. O presidente da OAB, Norberto Campelo, condenou a prisão do advogado que, segundo ele, estava na delegacia atendendo ao pedido de um cliente. O presidente questionou a atuação do delegado e informou que a OAB Nacional já havia sido acionada.

Norberto pediu pressa na aprovação de um projeto no Congresso que garante as prerrogativas do advogado. Marcelo Pio ficou detido por 4 horas. Uma queixa-crime contra o delegado foi registrada no 1° Distrito Policial.


Fonte: OAB

Nenhum comentário: