quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A Letra do Diego

A dança do Lulanês!

Fazendo um apanhado geral sobre as eleições municipais de 2008, o partido de nosso ilustre conterrâneo Renan Calheiros PMDB, manteve o monopolio liderancista sobre as prefeituras de nosso País, já o PT de Lulanês cresceu menos que o esperado. O que vai de embate direto com as pesquisas feitas ao longo do ano de 2008, onde apontou Lulanês em crescente fértil, ao se tratar de popularidade e aceitação. Mas enfim..

- Analisemos o Gráfico:

clip_image002

Percebam que o PMDB continua sendo o "Fiel da balança da política nacional" e que "Todo mundo sem obedecer à ordem de chegada, quer noivar com o PMDB", depois do resultado das eleições municipais de 2008. Fator determinante para o pleito eleitoral de 2010. Onde, já podemos prestigiar as visitas inesperadas e diárias de nossos políticos, adentrando nosso recinto, por meio da imprensa, sem ao menos pedir licença.

No entanto, as declarações sobre a vitória intrínseca do PMDB, têm como base os números que saíram das urnas. O PMDB é o único partido que registrou aumento nos três quesitos: números de prefeitos eleitos, número de votos e proporção do eleitorado conquistado em 05 de Outubro.

Já o PT, apesar de não ter crescido tanto quanto havia projetado, e confiantemente afirmado Lulanês, “O Presidente”, foi o que manteve o maior percentual de prefeituras (56%), o que ganhou mais capitais no primeiro turno (seis) e o que esteve em mais disputas no segundo turno (15 de um total de 29), além de estar entre os partidos que mais conquistaram novas prefeituras (33%).

Segundo o cientista político David Fleischer, afirma, que esperava um crescimento maior do PT por conta do Bolsa Família, “Erga omnes” literalmente falando. Ainda que tenha elevado o número de prefeituras sob seu comando, praticamente não aumentou sua votação, se comparada a 2004.

- A situação dos partidos de oposição.

Na briga interna pela hegemonia no PSDB, o governador de São Paulo, José Serra, teve mais a comemorar que o de Minas, Aécio Neves. Ambos citados como possíveis candidatos a presidente em 2010.

Vantagem essa que aumentou com a vitória no segundo turno de Gilberto Kassab (DEM) apoiado por Serra, contra a “relaxada e gozada” Marta (PT) em São Paulo. Sensação de bem-estar definiu escolha do eleitor.

Ainda fazendo uma análise ampla sobre as últimas eleições podemos detectar, que a reeleição de quase 70% dos atuais prefeitos que concorreram demonstraram que a população procurou evitar mudanças que ameacem a melhoria da “qualidade de vida” dos últimos anos.

Esse sentimento, parece ter sido mais decisivo que o apoio do presidente Lulanês ou outros políticos de projeção nacional a candidatos e a concessão de benefícios governamentais, como o Bolsa Família, por exemplo.

- Se alguém achava que a avaliação positiva de Lulanês influiria para mudar voto consolidado das pessoas, se enganou. O dogma de que Lulanês elege até poste de rua, foi jogado no lixo. Isso evidencia que, desde o começo, foi feita uma avaliação errada sobre a aceitação de Lulanês, confesso ter ido na onda das pesquisas, mas nunca sido influenciado por elas.

Transferindo a luta dos partidos políticos para nossa querida, linda e bonita Alagoas, ainda estou na espera de momentos emocionantes no cenário político estadual. Partindo da premissa, que vamos ter boas brigas por aqui, em todos os sentidos e horários.

“Meus heróis arrumaram as malas, já os meus inimigos, estão todos no poder. O tempo não para..”

Diêgo Fidélis.

Nenhum comentário: