quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A idiotice ganha força. Ou: o Estatuto da Juventude

Recentemente, vi a informação da aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Estatuto da Juventude. Preocupou-me. Mas, precisa ler o que estava lá disposto antes de fazer alguma crítica. Tentei. Juro que tentei. Mas, o citado estatuto é de tamanha idiotice que parei. Primeiro, porque grande parte dos direitos ali previstos, já o estão em outros textos legislativos. Segundo, por ver o surgimento de mais um microssistema desnecessário em nosso ordenamento.
A idéia dos microssistemos jurídicos deve ser utilizado apenas, e se muito, para garantir ou efetivar direitos a pessoas com dificuldade de participação social ou imposta à marginalidade devido a sua condição, quer física quer social. Justifica-se, nessa seara, o ECA, o Estatudo do Idoso.
Ocorre que estamos nos tornando especialistas em microssistemas. A coisa anda tão desenvolvida que muito provavelmente as pessoas que lerem este texto não se enquadrem em alguns deles. É  estatuto do indío, da igualdade racial, da juventude................. Sem contar os que ainda estão em fase embrionária.
Outro dia, em um excelente texto, um jornalista da revista Época criou um personagem para criticar o politicamente correto. O chamou de Valter Baleia. Baleia era um gordinho que reclamava que todos os outros esteriótipos sociais estavam protegidos e com isso todas as piadas estavam voltadas para os gordinhos. O que propunha Baleia? a criação de normas que o protejessem. Ou seja, mais um microssistema. É uma bricandeira. mas na realidade as coisa vem funcionando nos mesmos termos.
O problema desse microssistemas é que eles prezam apenas em conceder direitos, como a meia-entrada, a preferida e a mais importate de todas, mas não em criar deveres. Esquece-se, os nobres parlamentares e as associações que defendem tais idéias, que uma sociedade justa é composta pela disposição de direitos mas, necessariamente, pela imposição de deveres. 
Na nossa atual sociedade todos somos cheios de direitos e de nenhum dever. E o caos está ao nosso lado. Nada representa melhor a visão social do que o trânsito. Assim, veja o nosso trânsito. O desrespeito as normas e as pessoas deixou de ser execeção. É regra! Todos fazem o que querem. Contra-mão, estacionar em local proibido, sinal vermelho, pedestre. Nada disso interessa. Interessa apenas o meu compromisso. A minha hora. Os meus direitos. E o pior. Defendemos tais coisas. Pelo menos até o momento em que a vítima for um dos nossos. Aí, conclamos por justiça, celeridade......
Em suma, de você é criança ou adolescente está dentro de um microssistema. Se for jovem-adolescente, jovem-jovem ou jovem-adulto, também (pausa para uma crítica: esta é a distinção mais tosca, rídicula, imbecil que já vi em toda minha vida. E caso de chacota. Só pode ser criação de gente que não tem absolutamente nada pra fazer.). Se for idoso, também. Apenas os adultos estão de fora, claro se não fizerem parte de outro microssistema que não leve em consideração a idade. Logicamente, por enquanto!


Nenhum comentário: