quinta-feira, 8 de abril de 2010

TJDFT lança hoje projeto inédito e oferece Jurisprudência em Voz

O Tribunal de Justiça do DF lança hoje, 8 de abril, o "Juris in Vox" - Jurisprudência em Voz, projeto inédito no judiciário brasileiro. A solenidade está marcada para às 17h30, no Salão Nobre do TJDFT, localizado na Praça Municipal, Palácio da Justiça, lote 1, Bloco "D", 1º andar.

O "Juris in Vox" representa um avanço tecnológico para o Judiciário, o projeto se vale de moderna ferramenta para converter textos doutrinários e jurisprudências normalmente publicados no formato escrito para o formato de voz eletrônico de alta qualidade.

O "Juris in Vox" é um importante projeto de acessibilidade para o usuário da Justiça do DF, vai permitir, principalmente, aos portadores de necessidades visuais, acessar os conteúdos dos Informativos de Jurisprudência do TJDFT. De outra parte, os operadores do Direito, além dos servidores e magistrados, diariamente submetidos a exaustivas leituras, encontrarão conforto com a nova tecnologia, aumentando o acesso à jurisprudência local, auxiliando sobremaneira na formação das peças jurídicas.

Para a implantação do Projeto, dois softwares foram adquiridos. O primeiro, de tecnologia russa e uso livre, foi cedido formalmente por seu desenvolvedor para o Tribunal. Ele é capaz de converter texto em "elementos fonéticos". Já o segundo Programa, de origem americana, foi comprado, por R$ 25 mil, e fará a conversão dos "elementos fonéticos" em áudio, gerando assim a voz sintética "Raquel".

A voz (Raquel) que narra os Informativos de Jurisprudência é de alta qualidade, suave, pausada e com timbre próximo à voz humana. Para minimizar as distorções, os técnicos da Jurisprudência estão fazendo as adaptações necessárias com a ajuda de um filólogo (profissional que estuda a língua em toda sua amplitude: escrita e falada) e de um engenheiro, ambos pertencentes à empresa brasileira que comercializa o software americano.

O lançamento do "Juris in Vox" é um passo concreto dentro da política de acessibilidade incorporada pela Casa. Desde julho do ano passado, o Tribunal, por meio da Portaria 811, do Gabinete da Presidência, criou o Núcleo de Inclusão do TJDFT, composto por uma comissão com membros dos diversos setores do Tribunal.

Nessa 1ª Fase, os usuários conseguirão acessar os sete Informativos de Jurisprudência do ano de 2010. Num segundo momento, a intenção é disponibilizar, na íntegra, em áudio on-line, as ementas resultantes das pesquisas jurisprudenciais efetuadas diretamente no site do Tribunal. Por fim, as demais publicações da Subsecretaria de Jurisprudência, responsável pelo Projeto, como a Revista de Doutrina e Jurisprudência, também contarão com uma narração eletrônica. Oportunamente, também será possível disponibilizar o inteiro teor das sentenças, em áudio.

Os textos dos Informativos de Jurisprudência poderão ser ouvidos de qualquer computador que possua aplicativo que rode arquivos no formato MP3, ou gravados em mídia para serem ouvidos em tocadores eletrônicos como Ipods e outros tocadores de música.

Com essa forma de disseminação dos julgados, o Tribunal reforça sua busca pela modernidade, por meio do uso de novas tecnologias e revela seu permanente compromisso com o acesso de todos à justiça, principalmente, aos portadores de necessidades especiais .

Um comentário:

War disse...

Muito interessante. Gostaria de ouvir o resultado. Vamos aguardar.