terça-feira, 3 de março de 2009

Jarbas Vasconcelos e a politica do PMDB

Hoje, mais uma vez, o Senador Jarbas Vasconcelos discursou sobre o partido que representa, o PMDB. Jarbas foi afastado da CCJ pelo Senador Renan Calheiros e foi a tribuna do Senado expor sua indignação. Durante seu discurso Jarbas foi enfático ao criticar a postura do Senador Renan e confirmar o que já foi dito anteriormente. Extrai alguns trechos que achei relevante e trago para este espaço. Vejamos:

1. Neste exato momento em que falo para os senhores e senhoras, sei que estão vasculhando a minha vida, investigando as minhas prestações de contas à Justiça Eleitoral e à Receita Federal. Não tenho o que esconder, pois disputei em Pernambuco algumas das eleições mais acirradas da história do Estado.

Não temo esses investigadores, apesar de considerá-los credenciados para tal função, pois de crimes eles entendem. Essas iniciativas, que têm por objetivo me intimidar, não me surpreendem nem me assustam. Tenho 40 anos de vida pública. Fui deputado estadual, deputado federal, prefeito do Recife e governador de Pernambuco, sempre com votações expressivas e com reconhecimento da maioria do povo de meu Estado. A esses arapongas digo apenas que enfrentei coisas piores quando, na década de 1970, denunciei torturas e violências praticadas pela ditadura militar.

Vocês não me amedrontam! 

2. A sociedade descobriu que vale a pena se indignar, mostrar que nem tudo está perdido, que compactuar com a corrupção não é pré-requisito para a carreira política. É extremamente necessário que algo seja feito, antes que essa degradação comprometa a nossa democracia, levando as novas gerações a um quadro de desalento para com o exercício da política.

Mais importante ainda é que essa mobilização não fique restrita à Câmara e ao Senado Federal, mas que reflita prioritariamente o desejo de toda sociedade brasileira, desejo de quem hoje se expressa por meio de cartas, de e-mails e de telefonemas. O exercício da politica não comporta, senhor presidente, espectadores. Quem não faz politica verá outros fazê-la em seu lugar, para o bem ou para o mal.


Com relação a estes trechos afirmo que acredito no exposto. Esse tipo de política destrituiva é típica, muito típica, daquele que é o alvo desta frase. 


No site da Folha se pode ler o discurso na integra

Nenhum comentário: